Seguidores

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

[BATERIA PARA CARRO] Como manter a bateria no inverno?

Como já falamos anteriormente o inverno se aproxima e com ele também aumenta a probabilidade de problemas automotivos principalmente com nossa amiga bateria.

carro não liga com facilidade, algumas peças sofrem com o desgaste climático, a parte elétrica do carro também sofre com as baixas temperaturas. Por isso queremos que você se prepare bem siga nossas dicas:

bateria para carro
Bateria Fox Free




O que é Inversão térmica?

Inverno bateria automotiva
Inverno em Fortaleza
A inversão térmica por ser um fenômeno de curta duração, variando tipicamente de algumas horas à alguns dias, está intimamente relacionada às variações climáticas do tempo meteorológico. O fenômeno é mais comum após a passagem de uma frente fria quando o tempo se abre e uma massa de ar fria e seca, de ventos fracos, recobre uma região que recebeu as chuvas recentes. A presença de nevoeiros de superfície na madrugada e no início da manhã também é um fenômeno comum durante a inversão térmica.


Evite danos no motor

Motor para carro
Motor Automotivo

No inverno, o óleo lubrificante do motor fica mais denso, mais pesado e, por isso, a irrigação às galerias pode ser prejudicada. "Cerca de 75% do desgaste de um motor acontece na partida a frio, e durante o inverno isso se agrava", diz Leandro César Leutwiler, do departamento técnico da fábrica de lubrificantes STP. Para evitar aborrecimentos, não adianta ficar esquentando o carro em marcha lenta por muito tempo. "A dica é sair devagar e não forçar muito o motor durante alguns minutos", aconselha Alexandre Peev, supervisor de treinamento do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi).


Para a bateria durar mais!

Bateria para carro acdelco em Fortaleza
Bateria Ac Delco

O motor de arranque, da mesma forma que todo o sistema elétrico, exige mais da bateria durante o inverno, justamente porque o motor fica mais "pesado" em razão do adensamento do lubrificante. Para poupar o equipamento, é aconselhável acionar a embreagem no momento de dar a partida. "A transmissão se desacopla e a bateria fornece carga apenas para movimentar o motor, evitando a sobrecarga", ensina Peev. Outra sugestão é fazer uma revisão no sistema elétrico. E lembrar-se de colocar água nos equipamentos que ainda precisam de manutenção, as chamadas baterias não seladas.


Partida segura!

carro


Desligar todos os equipamentos elétricos (como faróis e o rádio, por exemplo) na hora de dar a partida é a regra para quem quer poupar a bateria. "Desligando alguns consumidores de energia, o equipamento pode durar mais", esclarece o supervisor da Cesvi. Ter um aparelho de som muito potente também exige mais cuidado: quem faz essa instalação deve adequar a bateria à demanda de energia.

+ Dicas Automotivas


Um comentário: